4. Instituições Parceiras

 

A AMO

É de responsabilidade da entidade a prestação gratuita de serviços técnicos e especializados a pacientes oncológicos e seus familiares.Com este objetivo, são oferecidas consultas médicas, encaminhamento para exames e realização do tratamento em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social, e emocional do paciente e do seu grupo familiar.

São oferecidos benefícios como o fornecimento dos medicamentos para o tratamento, transporte e outras demandas que a família apresenta, gratuitamente.

A AMO acompanha famílias das cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Estância Velha. Atualmente 43 famílias são assistidas pela entidade.Na sede da AMO são prestados serviços de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia e musicoterapia.

Também é oportunizado às famílias oficinas e grupos que visam o fortalecimento de vínculos e a integração social. Atualmente a entidade oferece Oficina de Tablets, Oficina de Inglês, Grupo das Mães e o Grupo AMA que conta com a presença de um gato terapeuta.

A sede da AMO Criança está localizada no município de Novo Hamburgo, Rua Vidal Brasil, nº 1695, bairro Hamburgo Velho.

 

 

 

O ICI 

Há mais de 20 anos, o ICI tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes com câncer a melhor oportunidade de vencer a doença.

 

Os anos foram passando e, com o apoio de muitos parceiros engajados com a causa, o ICI seguiu crescendo para que mais pacientes e famílias fossem beneficiados.

O primeiro grande objetivo conquistado foi a construção do Serviço de Oncologia Pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1995, com 27 leitos disponibilizados à crianças e adolescentes com câncer, todos pelo SUS.

No ano seguinte, o desafio era minimizar o abandono do tratamento de pacientes com família no interior ou em outras localidades, sem condições de hospedagem em Porto Alegre. Assim, em 1996, o ICI contou novamente com a contribuição da comunidade e de parceiros para a construção da Casa de Apoio, localizada nas dependências do Hospital de Clínicas, proporcionando assim um período de moradia digna a estas famílias.

O ICI não parou por aí. A cada ano, há a necessidade de crescer e expandir os serviços na área assistencial e de pesquisas científicas para seguir com a missão de salvar mais vidas. Durante quase três décadas de história, os progressos vieram com a inauguração de uma nova Sede, novas parcerias com hospitais e centros de referência, eventos, projetos e ações para que a instituição possa proporcionar todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento.

Trabalhando com transparência e coragem, o ICI é de todos e para todos. A união de voluntários, colaboradores, diretores e de toda a sociedade nos permite ir além em prol desta causa tão importante.